Com a iniciativa de cobrar o imposto já na compra da matéria prima a Lei de simplificação do ICMS para tecidos, artigos de armarinho e confecções, foi apresentada em seminário em Toritama.
Na tarde desta quinta-feira (09), a Secretaria da Fazenda de Pernambuco esteve representada na cidade de Toritama, na Câmara de Vereadores da cidade, para apresentar seminário sobre a nova sistemática da Lei de simplificação do ICMS, sobre tecidos, artigos de armarinho e confecções. A Lei que foi sancionada no final do ano passado pelo Governador Paulo Câmara, prevê a cobrança do imposto na compra da matéria prima, dessa forma não mais sendo cobrado como nos últimos anos, e facilitando a saída do produto. Além da redução da cobrança de impostos, a Secretaria da Fazenda implantará nos próximos meses o Expresso Cidadão da Moda, o qual se trata de um ambiente físico e funcionará como base para retirada de notas e prestação de vários outros serviços de outras Secretarias do Estado relacionadas a dar apoio ao setor de confecções e moda. O ponto de apoio terá três unidades físicas no Pólo das Confecções, sendo uma em Caruaru, a segunda em Toritama, no Parque das Feiras e uma terceira no Moda Center Santa Cruz.
Na ocasião o seminário contou com a presença de vários representantes da SEFAZ, entre eles destaque para os palestrantes, Theopompo Vieira - Auditor da Diretoria Tributária e orientação ao contribuinte, e Benedito Santos - Diretor Geral da II Região Fiscal - SEFAZ-PE, além de vários outros integrantes da Secretaria. Da cidade, os representantes pela organização do evento, o Presidente da ALPF Prudêncio Gomes - integrante da comissão do Pólo das Confecções na tomada de decisões sobre os projetos a serem implantados na região junto a SEFAZ, também o Sec. de Desenvolvimento Econômico Edson Tavares. Das demais entidades, estiveram o Diretor da ACIT Vaval, os Vereadores Maviael Xavier e Derivaldo, e o Administrador Douglas Costa. Além de um bom número de contadores e empresários do município e cidades vizinhas.
Os assuntos tratados foram basicamente voltados a explicação da nova sistemática que já vigora desde o final de 2016, na ocasião também os contadores e comerciantes puderam tirar suas dúvidas ao modo que também os palestrantes foram explicando e sanando as dúvidas dos presentes.
O presidente da Associação dos Lojistas do Parque das Feiras, como um dos principais mentores do evento e integrante das comissões, frisou mais uma vez que todo passo a ser dado no conhecimento das novas normas da Lei, tornam as coisas mais fáceis de se ajustarem, e focou na importância dos contadores e comerciantes estarem presentes para sanarem suas dúvidas e ajudarem com suas ideias a Secretaria da Fazenda na formação da nova sistemática. ''É um grande passo que damos hoje após um ano de reuniões para chegar a esse momento de apresentação, além também de estarmos ainda nos reunindo para tratar do Expresso Cidadão da Moda que trará muitos benefícios para a nossa região, estamos sempre buscando o melhor, além de estarmos passando as nossas necessidades para que a SEFAZ entenda o que necessitamos, essa é uma causa de todos nós que fazemos o Pólo de Confecções do Agreste. Agradeço a presença de cada um que veio aqui, e que possam espalhar para os demais como funcionará a partir de agora essa Lei e consequentemente a nova sistemática dela. Agradeço as autoridades pelo apoio e aos amigos da Fazenda que nos deram e nos vem dando atenção especial''.- falou Prudêncio Gomes.
A Secretaria da Fazenda segue tendo reuniões sobre o Expresso Cidadão da Moda, e a expectativa é para que seja finalizado o processo de moldagem e inicio da implantação até o final de Abril.
Para maiores informações sobre a Lei de Simplificação clique aqui
Por Jessé Aciole.
Nenhum comentário:
Postar um comentário