Em visita a cidade de Cachoeirinha à 77 km de Toritama, a direção da Associação dos Lojistas do Parque das Feiras na pessoa de Prudêncio Gomes, esteve se reunindo com o Vereador e representante dos artesãos de Cachoeirinha, Narciso Silva, onde visitaram as diversas feiras que acontecem na cidade sempre toda quinta-feira de cada semana, onde puderam unir as necessidades de mercado e a futura integração comercial entre as duas cidades.
Na sua diversidade comercial, a cidade conhecida como capital do ''Couro e do Aço'' tem na sua quase totalidade uma economia voltada para o artesanato, além da comercialização de produtos de laticínio. As feiras são divididas em diversos pontos da cidade, as quais foram visitadas pela comitiva, como por exemplo, a do queijo, a famosa e mais antiga feira do gado, que diferente das demais acontece distante do centro da cidade, e por último ficou a tão falada feira de produtos que fazem jus ao título que a cidade recebe. Em todas as bancas pode ser observado o nível de artigos confeccionados pelos moradores, desde de artigos para a lida do homem do campo até objetos diversos do cotidiano urbano. A visita seguiu pela feira onde houveram conversas com feirantes e artesãos, os chamados mestres da arte do couro e do aço, onde pode ser observado a comercialização do material feito por cidadãos da cidade. Em seguida a visita perdurou pelas lojas do centro da cidade, nas quais puderam ser vistos os trabalhos de confecção das peças artesanais, - assim como no Alto do Moura em Caruaru onde é possível acompanhar o trabalho com o barro.
Em conversa com os artesãos, a comitiva pôde tomar conhecimento de que o produto feito na cidade não só é vendido no local, e até se exporta mercadorias, como por exemplo as botas produzidas são enviadas para a Suíça além de outros lugares Brasil a fora.
Durante a visita ainda teve uma apresentação do grupo de capoeira Pulo do Gato, que fez uma demostração para os visitantes, eles que fazem parte de um projeto que cuida e incetiva crianças e jovens a participarem da capoeira como forma de cidadania.
Após todas as visitas, o Presidente da ALPF Prudêncio Gomes discursou junto com o vereador Narciso, onde falaram da importância do projeto realizado com aqueles jovens e da parceria que se firma a partir de agora entre as duas cidades.
Na sua fala, o vereador agradece a visita e a parceria firmada, além de enfocar que será um grande progresso para a economia da cidade e o progresso de seus artesãos, sem contar que o interesse como homem do povo é trabalhar para dar sempre o melhor para a cidade.
Prudêncio falou para as crianças e jovens do projeto de capoeira, que se sentiu feliz pela motivação e a vontade de todos, além de frisar a importância deles continuarem na escola sempre buscando progredir e crescer como cidadãos. - Sobre a parceria, o discurso foi ainda mais firme, assim como já havia falado nas bancas da feira e a cada cidadão nas ruas e lojas do comércio, que a parceria já havia sido pensada a dois anos atrás, porém o momento propício para acontecer veio agora, num momento em que a situação econômica do país é desfavorecível, e agora é preciso fazer parcerias e unir a riqueza cultural e industrial das cidades para avançar e sair desse momento difícil. Finalizou dizendo que está muito feliz com o que presenciou na cidade e com a parceria firmada com o artesanato local e que abre as portas do Parque das Feiras para receber a arte de Cachoeirinha.
Ao final da visita, as autoridades se reuniram no gabinete do vereador onde trataram os detalhes para visibilizar a parceria, que visa sobre tudo propagar o jeans de Toritama na região do agreste meridional, onde se localiza Cachoeirinha, e trazer a arte do couraço para a capital do jeans. A grande ideia é integrar as duas cultura econômicas para que os produtos possam ganhar mais campo de comercialização. Em breve a assessoria do Parque das Feiras estará repassando todos os detalhes de lançamento da ideia e o inicio dos trabalhos da parceria.
Da assessoria da ALPF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário