sábado, 27 de junho de 2015

Audiência Pública Sobre a Retomada das Obras da BR 104, foi Sucesso.

    Através da iniciativa do Vereador Fernando Aragão da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, foi realizada uma audiência pública sobre as retomada das obras de duplicação da BR 104, entre Toritama e o distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte.

    Dentre os presentes, estavam: os Senadores Humberto Costa e Douglas Cintra, o Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, Valmir, Presidente do Moda Center, Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, como também de Toritama, Taquaritinga, Jataúba, Brejo da Madre de Deus, e região. Tiveram também personalidades das mais diversas áreas e região.
   Também se fizeram, o ex deputado Federal José Augusto Maia, ex vereadores da nossa região, além de pessoas ligadas as outras áreas e em especial os comerciantes.
    Da Capital do Jeans, estiveram presentes os vereadores, Fábio Florentino, Maviael Leite e Morica, como também o Secretário de Transportes do município, Paulo Manoel, os comunicadores; Jessé Aciole e Wendell Galdino, os Conselheiros Tutelares, José Raimundo, Antônio Heleno e Marília Andrade, além de outros. De Vertentes esteve o repórter Deivson Douglas do Jornal e Blog Vertentes Notícias.
    Durante a audiência pública, foram apresentados os problemas existentes na rodovia e os danos e prejuízos até o momento causado em todos os aspectos.
Humberto Costa falou do seu conhecimento quanto as dificuldades estruturais dessa região. E disse ser um defensor dessa região, não só da BR 104, como também do abastecimento de água para as cidades do pólo têxtil.
    Segundo o Senador Humberto Costa, a presidente Dilma estará na região do pólo das confecções, ainda este ano, provavelmente em outubro deste ano.
  *O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, o Sr. Edson Vieira falou da importancia dessa audiência pública para a nossa região, como para o estado, a região nordeste e pro Brasil. E pregou a união de todos e todas as cidades do pólo.
    O ex - deputado Federal José Augusto Maia, falou de sua luta por melhorias dessa região, em especial a BR 104. Apresentou seus pedidos e reivindicações, quanto parlamentar e espera que agora sejam atendidas. E por fim pediu o engajamento de todos, independente de suas posições políticas partidárias. Durante a audiência os representantes do Dnit apresentou alguns tópicos sobre a obra e quais os motivos da sua paralisação. Segundo os representantes do Dnit, as prestações de contas não batem, os pareceres apresentado não batem.
    Ao tomar conhecimento da triste realidade em que se encontra a rodovia, o Dnit está instaurando uma ação enérgica para assumir a obra.
  * O Presidente Valmir do Moda Center falou dos prejuízos da região, com falta de atenção e infraestrutura adequada. Pediu dos governantes mais interesse e compromisso com a região.
    Um dos representantes do Dnit disse que tinha informações de que a situação era complicada, mas hoje tirou suas dúvidas e viu que a atual situação é degradante e requer uma ação enérgica urgente. E disse que o tempo já é esgotado e que o Dnit possa agir de forma urgente. E falou que o estado agirá de forma urgente, uma operação tapa - buracos.
    Diante dos fatos lamentáveis, em que se encontra a rodovia, o Dnit irá pedir ao governo do estado que explique se vai continuar com o consórcio ou se abrirá mão da obra. Mas acima de tudo o Dnit vai agir de forma urgente.
     Já o Senador Douglas Cintra disse que haverá um empenho máximo por parte do governo federal.
É preciso um esforço para que não só fique numa simples operação tapa buracos, mas a conclusão das obras num mesmo instante em que está sendo feita a obra da PE 160. Que as duas sejam concluídas no mesmo instante. Chega de enganação, queremos ações e a conclusão das obras já.              Maior destaque nas falas das pessoas, no uso da tribuna, foram as cobranças para que sejam agilizados o reinicio das obras da duplicação da BR. Confiram as falas na tribuna dos nossos representantes: o primeiro foi o Vereador Dr. Fábio Florentino, que falou da triste realidade, os prejuízos e suas consequências, aproveitou o momento para pedir uma atenção mais ampla para nossa região e que a conclusão dessa obra saia do papel e se torne uma realidade. E lembrou de que, atender o clamor desse povo, é dar uma atenção específica a uma cidade que mesmo na crise, cria e dar oportunidades. Essa é a nossa Toritama, cidade responsável por 16% da produção do Jeans do Brasil, que mesmo neste momento de crise, a cidade gera empregos e rende para o estado e a federação.
Mas que se compararmos o que está cidade proporciona a nossa economia, é pouco o que ela tem recebido por parte dos governos em geral.
    Representando a imprensa da Capital do Jeans e da cidade de Vertentes. O repórter Wendell Galdino, em sua fala cobrou mais explicações, quanto a não conclusão das obras e indagou sobre quando é que será reiniciada essas obras da duplicação. Lembrou que seja dada uma explicação quanto a paralisação e o seu reinício. E por fim pediu que fosse explicado, de quando será retomada as obras da BR 104.
    Jessé Aciole por sua vez indagou: de o porquê da falta de atenção com esse trecho da rodovia, que está parado à mais de cinco anos e que nesse período foi gasto e investido milhões em obras faraônicas como a construção das arenas, muitas delas até sem utilidade. Porque em tão pouco tempo se construiu tantos estádios com dinheiro público e não foi construído esse trecho dessa tão importante rodovia?
    A avaliação do Senador Humberto Costa, sobre a realização dessa Audiência Pública, sobre a BR 104.
    Segundo o Senador, esta audiência foi muito positiva, ainda segundo ele, todos saem sabendo na realidade o que está ocorrendo. E ficou claro que esta obra foi delegada ao governo do estado, através de um consórcio, sabemos também que houveram problemas com as construtoras que ganharam a licitação, particularmente a Delta, que está com pendências judicial, ou seja a recuperação judicial. E isso obrigou o Governo do Estado a desfazer o contrato. E ainda segundo o Senador Humberto, depois da adaptação do projeto, o Governo Federal vai agir de forma rápida para colher informações junto ao Governo do Estado, para saber se o mesmo está em condições de recomeçar as obras. Se assim estiver, o Governo deverá fazer as limitações o mais rápido possível, e assim dar inicio as obras, pois os recursos uma parte está com o Governo do Estado e a outra com o Governo Federal.
E se o Governo do Estado, considerá que não há condições de fazer, o próprio Dnit, se encarregará em fazer de forma urgente. E até será formada uma comissão de caráter urgentissimo, composta por representantes de pessoas dessa região, como também do Dnit e a Secretária de Estado de Transportes, pra resolver está questão e assim de uma vez por todas a obra poder andar. Ainda segundo Humberto Costa, o que mais lhe chamou atenção foi o engajamento de todos no entorno que essa obra tem. Sem falar na importância desse tipo de reunião que põe frente a frente as e os representantes dos governos, para discutirem as ações, como também nos mostrarem de forma direta à importância que essas obras tem.
    Quanto a prazos, o Senador Humberto Costa, pediu cautela quanto à prazos para o reinício das obras, mas disse que ainda está semana, haverá um contato com o Governo do Estado, para uma reunião envolvendo, tanto o próprio Governo, o Dnit, representantes da região, o próprio Senador e demais partes interessadas, para acharem uma decisão definitiva.
    Humberto também se mostrou preocupado com a questão do tempo. Terá que ter o mais rápido possível essa reunião, onde o Governo do Estado, deverá informar se tem condições, ou não de reiniciar a obra ou se repassa para a esfera federal e de imediato o Governo Federal, através do Dnit, abrir o processo de licitação, mas deixou claro que enquanto, se resolve os problemas com as licitações, haverá uma operação tapa buracos.
    Mas ainda segundo o Senador, tudo vai acontecer de forma mais rápida, pois já existe o projeto da obra, que é o mais demorado, e ele espera que o Governo do Estado, seda o mesmo para a conclusão da mesma.
    O bom foi que saímos daqui com uma visão ampla e concreta da real situação dessa rodovia e que com a participação e o engajamento de todos, as obras serão reiniciadas e que o Dnit deixou claro que enquanto se fazem o processo de licitações, haverá uma operação tapa buracos, para diminuir os transtornos e os prejuízos à população. E independentemente de qualquer decisão do governo estadual, o Dnit assumiu o compromisso de fazer a obra.





















Matéria: Wendell Galdino
Fotos: Deivson Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário