Um grande número de vaqueiros e cavaleiros da cidade se fizeram presentes na cavalgada em homenagem a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.
Na tarde noite desta sexta-feira (08), outro grande movimento marcou a visita da Imagem Peregrina de Aparecida em Toritama. O grupo JB, na coordenação do Sr. João de Berto, fazendeiro e apaixonado pelo campo, o empresário resolveu homenagear a Padroeira do Brasil com a iniciativa.No final da tarde e inicio da noite, os vaqueiros e cavaleiros foram chegando e aos poucos se concentrando no pátio das lavanderias Jussara e Céu Azul, de onde saíram por volta das 18h40, percorrendo algumas ruas do centro da cidade levando emoção e felicidade aos moradores, todos encabeçados pelo Vigário Paroquial Pe. Erandi. Seguiram até a Igreja Matriz, onde lá outro grande grupo já aguardava ansiosamente pela chegada da Imagem para seguirem em procissão até o Bairro Duque de Caxias (fazenda Velha). Daí por diante, se viu uma multidão, a pé, a cavalo, em motos e carros, que abrilhantaram ainda mais a festa.
Na chegada ao Bairro Duque Caxias (Fazenda Velha), houveram bençãos aos cavalos e cavaleiros, com bela receptividade das pessoas locais. Antes da Santa Missa Campal, Houve ainda aboio declamado por um jovem seminarista da cidade de Salgueiro, logo após Celebração Eucarística, com Pe Erandi e Monsenhor Roque, ainda contou com a presença do seminarista filho da terra, Jean Lucas. Toda a Solenidade aconteceu na calçada da Igreja, cuja Padroeira é Nossa Senhora Aparecida. De lá a Imagem seguiu de volta acompanhada de procissão até a Igreja Matriz, onde ficou em exposição até o inicio da noite deste sábado (09), e seguiu até a Paróquia de São José em Pão de Açúcar.
Ao final o evento deixou um rastro de gratificação, alegria e uma enorme renovação de fé. Foi o que se viu a cada passada dos cavalos, estampado no rosto daqueles que ficaram nas calçadas, dos que a enfeitaram, daqueles que não puderam se levantar mais encheram os olhos de lágrimas refletindo suas emoções em ver a Imagem de Aparecida passar. Efim, desde a carreata na quarta-feira e por onde ela passou o semblante do povo mudou e a fé se renovou.
Por fim, Jussara, uma das filhas do idealizador o Sr João de Berto, mostrou-se feliz e realizada pelo evento ter sido tão mágico, que ficará marcado na memória do povo. Disse ainda que quando se quer se faz, não precisa distribuir comida e bebida, pois a fé foi além dos interesses de consumo, passando ainda por cima de horário e dia adversos.
Para coroar o evento, a Imagem foi recebida na Igreja Matriz ao som de ''Ave Maria sertaneja'' de Luiz Gonzaga na voz do Pe Erandi e do povo.
Parabéns a todos os vaqueiros e cavaleiros que fizeram parte dessa festa tão bonita!!! Tudo é uma questão de organização, a Fé do povo se esconde nas coisas simples, foi um momento místico!
ResponderExcluirA matéria e as fotos ficaram ótimas!!!