quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Primeiro debate entre candidatos a prefeito de Toritama

Prefeito prestando contas e driblando respostas, Arimatéa lendo um script, Nelson com acusações inconsistentes e o Professor centrado, um resumo do debate do Santa Cruz Online nesta terça-feira.


Na noite desta terça-feira (10), o grupo Avant Comunicação e mídia, através do Santa Cruz Online, Blog do Ney Lima e plataformas parceiras, realizou o último debate entre candidatos a prefeito, desta feita, com os prefeituráveis de Toritama. Dos cinco postulantes, apenas Gerson Benedito (PMB) não compareceu, alegando compromissos.

O embate histórico, primeiro realizado com postulantes da cidade de Toritama, contou com a mediação do Jornalista Ney Lima, e as participações de Arimatéa Carvalho (PSD), Edilson Tavares (MDB), Nelson Caetano (PTC) e Andson Nunes (PTB).

Durante a exposição de perguntas e respostas, o candidato do PSD Arimatéa e o do PTC Nelson Caetano, demonstraram um aparente alinhamento entre si, algo bem estranho para opositores. Inclusive em alguns momentos, a pergunta dirigida por um, tinha resposta escrita numa espécie de script do outro. O que deixou transparecer afinamento um tanto duvidoso, a julgar pelos bastidores. Seria então um alinhamento para junção de última hora? Ou esta já existe há muito?

Nelson aproveitou seus momentos para acusar o prefeito, e em algumas situações acabou levantando questões que carecem comprovações, além de usar palavras de cunho pessoal e pejorativo, como por exemplo o fato de chamar o empréstimo feito pelo município junto a Caixa Econômica Federal, de "empréstimo a agiota". Citou muitas situações alheias ao conhecimento dos espectadores, questões pontuais, de conhecimento pessoal do candidato. Foi totalmente intencionado a mostrar fraquezas do atual gestor através dos ataques.

O prefeiturável do PSD, Arimatéa Carvalho, pareceu não ter se preparado para o embate, isso porque na maioria das vezes, esteve lendo textos como numa espécie de roteiro programado de perguntas e respostas, prontas para serem lidas por um orador alheio aos escritos do papel. Inclusive apareceu poucas vezes em destaque, e relembrou eventos desta gestão atual, a qual ele fez parte até dezembro do ano passado, sendo um tanto contraditório.

O Professor Andson Nunes, candidato do PTB, assumiu uma postura firme desde o início, e não ponderou ao se dirigir ao prefeito. Apresentou questionamentos relacionados ao que ele chama de "realizações midiáticas", com relação à estrutura da educação e da saúde. Foi enfático nos seus posicionamentos e saiu bem avaliado do evento. Além disso, foi acusado pelo prefeito, de ter "fugido da responsabilidade de ser professor", acusação que foi rechassada pela lógica e constitucional resposta dada pelo candidato. No final das contas, teve até correligionários opositores o parabenizando.

O Prefeito MDbista Edilson Tavares, foi naturalmente o mais atacado, até por estar no poder isso já era esperado, no entanto deixou de responder diretamente os questionamentos dos adversários, desvirtuando as respostas com uma espécie de prestação de contas. Foi Por vezes irônico, e atacou adversários menosprezando o preparo dos oponentes, um comportamento já avistado em outras ocasiões, nada muito incomum do seu perfil político.

O debate deixou claro a fraqueza de uns, a habilidade e competência de outros, o que leva a crer vários pontos de vista. Agora cabe aos munícipes decidirem por quem escolher votar. 



O debate completo você pode assistir na página do Santa Cruz Online no Facebook e YouTube.

Por Jessé Aciole. 
Fotos: Erick Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário