quinta-feira, 21 de maio de 2020

Reunião da Câmara de vereadores de Toritama

Dió: Falou das dificuldades que é enfrentada pelos vereadores e se disse chateados com as informações difamatórias e inverdades. E que o que é feito de bom pelos vereadores quase não é propagado e isso é injusto. Reclamou que em meio a toda essa guerra de notícias falsas sobre os vereadores por parte da população ainda tem que conviver com colegas de classe (vereadores) que contribuem com as notícias falsas e caluniosas. E pediu aos nobres edis que possam se respeitarem e que não municie essas pessoas que levam o tempo em atacar os vereadores. E citou os comentários de um cidadão que leva o tempo em falar mal da casa legislativa.

Loló: Reclamou que os motoristas das ambulâncias, além do serviço de condutores, agora tem que serem os lavadores e higienizadores dos veículos. Disse que não é papel do condutor ter que lavar os veículos e que o prefeito tome providências. Disse que ele mesmo presenciou um dos condutores fazendo a limpeza do veículo e que da próxima vez ele irá registrar e entregar a filmagem as autoridades cabíveis. E disse que ai do prefeito se demitir algum desses motoristas, pois ele vai tomar providencias (acredita-se que se referiu aos seus parentes que exercem tal função) e por fim disse que é por falta de dinheiro, pois os cofres estão cheios.

Derivaldo: Lamentou que isso continue acontecendo, que pessoas sem moral ataquem os vereadores muitas vezes só pelo simples fato de atacar por atacar. E que nada mostra em solução para resolver os problemas. Disse que é mera politicagem e que não terá de sua parte crédito. Disse que lamenta que por motivos de força maior (as leis) não poder contribuir mais para com a população. Reclamou que muitas pessoas que não estão levando a sério essa pandemia e estão descumprindo os decretos. Citou as aglomerações nas vias publicas, principalmente nas filas das agências bancárias e lotéricas e ainda pessoas levando suas crianças. Pediu que as pessoas se cuidem. Disse que tem a sua consciência tranquila, quanto ao seu trabalho.

Arimatea: Iniciou sua fala dizendo que os vereadores da base são manipulados pelo executivo, pois todas as vezes que se faz uma critica ou cobranças, logo os telefones dos vereadores da base governistas tocam sendo orientados a darem as respostas que o prefeito quer. Falou que o governo municipal não é justo com o funcionalismo publico. Citou que o prefeito tem colocado pessoas para exercerem funções que não são as suas reais. E falou que há professores realizando trabalho na área da saúde e citou que viu as profissionais de educação trabalhando na barreira sanitária nas entradas das feiras de frutas e verduras. Falou que o prefeito tem mentido descaradamente nas emissoras de rádios da cidade e região. Disse que o mesmo tem usado as rádios pra fazer campanha antecipada e que quando é cobrado pede para as pessoas ligarem para os telefones do governo, quando na verdade era pra naquele momento mandar seus funcionários irem resolver os problemas. Disse que ele não gosta de ser cobrado e contrariado, mas a população está vendo e que dará suas respostas. E pediu mais respeito com a população e aos funcionários públicos. Reclamou das falhas no atendimento em alguns setores da saúde e da falta de medicamentos na farmácia municipal. E citou que ouviu uma frase de um aliado do governo que disse que a farmácia é pra atender os aliados e não aos adversários e pediu respeito e explicação sobre tal declaração.

Mava: Disse que a sua ida a tribuna é pra mostrar o resultado do seu trabalho. Disse que diferente de muitos que só utilizam o tempo pra fazer criticas e cobranças, muitas vezes pra fazer política baixa de ataques baixos. Disse que tem trabalhado pra pedir ao governo municipal serviços e ações em prol da população. Disse que é o vereador que mais fez requerimentos na história de Toritama e citou suas ações nas mais diversas áreas. Reclamou que haja vereadores que passa o tempo tentando denegrir a sua imagem perante a população, mas que está tranquilo quanto ao seu trabalho e que as pessoas comparem suas ações e seus trabalhos e a dos vereadores que o criticam. E por fim falou das apresentações de suas demandas nas mais diversas áreas da administração publica. Disse que se fosse pra enumerar as suas obras e ações teria que ser a manhã toda. E deixou um recado: se me atacar, serão atacados também.

Doutor: Saiu em defesa dos familiares que prestam serviços a administração pública, que foram criticados na ultima reunião e citou os nomes da sua sobrinha e seu irmão que são funcionários públicos. E reclamou que haja esse tipo de cobrança e criticas contra essas pessoas que tem feito seu trabalho. Reclamou das criticas feitas em especial pelo vereador Birino. Também reclamou das criticas feitas pelo cidadão Nelson Caetano que tem atacado o governo e os vereadores da base sem limites e disse que o mesmo tem sido usado por alguém pra só agora as vésperas da eleição ele aparecer atacando a todos que estão no governo. Voltou a falar dos bastidores das eleições para presidente da câmara municipal e citou o que o levou a votar em Arimatea. Por Arimatea ter a maioria dos vereadores. E citou que o mais importante foi a situação em que o vereador Arimatea tinha em sua família uma pessoa enferma e por ser solidário ao mesmo decidiu desistir de sua candidatura a presidente da casa e votar em Arimatea. Chorando falou de sua história de vida e sua família. Disse que pode ter seu grau de escolaridade limitado, mas que é um doutor na escola da vida. E pediu mais respeito quando for ser citado. E disse que tem como principal meta o respeito ao próximo e defende a união da casa. Que as pessoas saiba separar as coisas e não faça politicagem com as pessoas sérias. E voltou a pedir ao cidadão Nelson Caetano mais respeito as pessoas e principalmente as autoridades.Falou de sua vida e a sua luta pela sobrevivência no dia a dia.

Fofão: Disse que o prefeito falta com a verdade quando diz que nesse momento o especial pra cuidar das pessoas e não pra realizar obras. E citou a promessa do asfaltamento das ruas do centro da cidade
Falou do excesso de buracos nas vias públicas e que quando a população cobra o prefeito brinca com a realidade e não leva a sério da cobrança feita pelo povo

Birino: Rebateu as criticas vindas por parte de vereadores da situação e lamenta que se algumas das suas cobranças tenhas atingidos por elas. "Se a carapuça serviu, nada tenho haver". Falou de suas cobranças e ações, e se não são os maiores e nem muitos, mas os que foram feitos são essenciais e citou os das placas informativas para esclarecer a população o quanto é gasto no pagamentos das locações dos prédios públicos. Falou que o portal da transparência, não é tão transparente assim. Citou mais uma vez que as cobranças foram pertinentes e que há sim pessoas empregadas não por méritos, mas por conveniência. E que os citados pelos vereadores da base, se sentiram ofendidos, ele nada pode fazer, mas que haja respeito com o seu nome. Falou que um vereador da base fez um áudio e que nele desrespeitou os cidadãos que por motivos de força maior não conseguiram pagar as taxas de seus veículos, sejam penalizados pela autarquia de transito. Disse que o governo deveria ser mais flexível com essa situação. Falou novamente com a rejeição de seu projeto, mas que irá buscar respostas junto as autoridades. Falou que ainda este ano os pequenos comerciantes serão oprimidos pelo governo municipal e citou uma lei que foi aprovada pela casa legislativa. Voltou a cobrar explicações sobre a farmácia municipal que fala e divulga que há todos os medicamentos, mas na prática não é como é falado. E citou situações de pessoas acamadas que precisam de medicamentos e itens que são essenciais. Falou da sua cobranças sobre a locação das grades e tendas utilizadas nas feiras de confecções e que foram acatadas pelo MP e que a cidade terá novidades sobre o caso. Reclamou das falhas nos serviços de reparos nas vias publicas, e voltou a reclamar das ações que a prefeitura fez e danificou algumas calçadas e não consertaram as mesmas. Disse que é muita mídia, pra tentar enganar o povo, mas a população está experta e quer saber pra onde tá indo o dinheiro publico. Disse que cuidar das pessoas não é o que o governo está fazendo, não. E voltou a reclamar a falta de medicamentos na farmácia municipal. E por fim falou da harmonia que foi a reunião da câmara municipal, porque o vereador líder do governo não esteve presente. E disse que o mesmo tem sido o autor da discórdia entre os pares da casa legislativa. E que o povo percebeu que o líder do governo tem como intuito a discórdia entre os pares da casa. E voltou a cobrar explicações sobre a distribuíção dos kits merenda da rede municipal. E que a Casa Legislativa doará novamente  o montante para que sejam comprados as novas cestas básicas para serem distribuídas a população.

Rossana: Fez uma reflexão sobre a sua história de vida e as conquistas politicas. E contou seu currículo pessoal, profissional e político. Falou também da importância do trabalho de sua filha na vida publica e disse ser um nome que fará parte especial da história de Toritama, principalmente na política. Reclamou da ação que está sendo movida contra a mesma com a alegação que a mesma recebia salários de professor, mas sem trabalhar. Disse que é uma ação infundada e que dará a resposta exata. E disse que se há alguém que ela não deve explicação, essas pessoas são os chefes do executivo e legislativo. Disse que ao povo ela deve todas as explicações e que sempre deu, dá e dará. Pois está no seu sexto mandato e isso já é uma resposta. Falou que não tem medo de ninguém e nada. Falou que tem respeitado a todos os que lhes respeitam. Fez alguns desabafos e também explicações sobre seus salários e que são justos. Disse que é pré-candidata a vereadora mais uma vez e que já tem a sua sucessora, sua filha. Disse que a sua casa sempre esteve aberta para a população. E reclamou das criticas feitas pelo irmão da pré-candidata a prefeita, que na última live, fez duras críticas a sua pessoa, mas pediu que antes de criticar, que ele compare seu trabalho e ações pela população com o da vereadora. Disse que a lei lhe dar o direito de ter os cargos de vereadora e professora e citou exemplos. Chamou as criticas e cobranças como uma perseguição política e que o povo tá vendo. Falou de suas ações a favor da classe de professores em especial. Deixou um recado aos críticos que pra chegar mais alto, terá que trabalhar muito e suar muito. E pediu respeito a sua história. E fechou falando que a população fique em casa.

Ferrerinha: Falou das ações por parte da prefeitura e citou as ações em especial na área da saúde. Falou das ações realizadas nas feiras livres, em especial com a imunização das pessoas ao entrarem e saírem da feira. Falou da importância de cada um edil em suas falas fazerem cobranças, criticas e elogios, tudo de forma ordeira e com ética. Falou que em mesmo diante da pandemia que toma conta do mundo e nossa cidade não é diferente, as obras estão a todo vapor e não vão parar. Disse que o atual prefeito tem horas pra começar e não pra parar. E citou que fez parte de outros governos que se quer ia na prefeitura, as vezes uma unica vez por semana e ainda saiam por traz pra o povo não lhe ver. Falou que se tivessemos outros prefeitos como o atual a cidade não teria mais nada pra se fazer. Falou que a caixa liberou verbas para a pavimentação de mais quatro ruas. Falou dos respiradores adquiridos pela atual gestão e que serão úteis para a nossa cidade, que está sendo adquiridos testes para as pessoas que precisarem fazer contra o covid-19. Falou que a atual gestão adquiriu mais medicamentos para a farmácia municipal e que serão doados para a população que precisa. Falou que após a pandemia a caixa irá liberar as verbas para a conclusão das obras no campo municipal. Sobre as cobranças sobre o asfaltamento, disse que hoje a principal meta é cuidar das pessoas, principalmente na área da saúde. Mas que a cidade não se surpreenda se o governo municipal surpreender a todos e asfaltar o centro da cidade mesmo nessa época de pandemia. E que hoje Toritama tem um prefeito compromissado com o povo e que é fácil defender um governo desse e que a cidade tem a reconhecido pelo povo.

Por Wendell Galdino

Nenhum comentário:

Postar um comentário