segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Com um até logo, Expozaga se despede de Toritama

Após 20 dias de exposição aberta ao público, chega ao fim a estadia da Expozaga Brasil em Toritama.

Iniciada desde o dia 25 de novembro, a exposição itinerante sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, que reúne mais de trezentas peças relacionadas ao Rei, chegou a sua exibição final neste sábado (15), com direito a palestra de encerramento, videos inéditos do Rei, além de muitas músicas e histórias contadas pelo idealizador e proprietário do acervo, Reginaldo Silva.

Durante os vinte dias de estadia em Toritama, a exposição teve abertura oficial com diversas personalidades que viveram e tiveram participação especial na vida de Gonzagão, como o compositor Onildo Almeida, Fátima Marcolino (filha de Zé Marcolino), do colecionador Adriano Campos, do professor Urbano, o empresário e colecionador Ademário King, o ator Adélio Lima (interprete de Gonzaga no filme de Pai pra filho), além da presença de Reginaldo Silva, do Prefeito Edilson Tavares, o Presidente da ACIT Douglas Costa, do empresário João Bertulino, e dos idealizadores do evento e da revista lançada na ocasião denominada de O Aboio, César França e Jessé Aciole.

Após a noite de abertura, a exposição foi aberta ao público com participação das escolas e grupos variados, sendo ministradas palestras, apresentadas por Reginaldo, que viveu doze anos de sua vida com o Rei do Baião, e com muita propriedade no assunto foi sucesso entre os visitantes. E segundo o próprio, sai satisfeito com tamanho interesse das escolas e de seus alunos. "Saio daqui muito satisfeito com a receptividade do povo dessa terra, além de ficar super feliz com os estudantes que me motivaram demais a ministrar as palestras propagando a vida e obra de seu Luiz". Disse.

No calendário de festividades, a exposição celebrou a passagem do dia treze, o mais importante entre os fãs e admiradores de Luiz Gonzaga, por ser a data de nascimento do mestre Lua. E com direito a uma programação especial, com corte de bolo, apresentação de sanfoneiros e participação na celebração religiosa de Santa Luzia na comunidade de Canaã.

Neste último final de semana as apresentações da exposição chegaram ao fim, deixando um gostinho de quero mais, e dando um até breve ao acervo que reúne mais de trezentas peças, distribuídas entre o que foi do próprio Luiz e objetos relacionados à ele. Quem visitou a exposição pôde ver sanfonas usadas por Luiz, roupas, chapéus, além dos icônicos óculos escuros e muitos mais.

A semente foi plantada em Toritama e a Colônia Gonzaguiana foi fundada, a partir de agora a cidade terá motivos para pesquisar, estudar, e receber além de realizar grandes eventos relacionados ao tema.













Fotos: Artdylhes Alaff
Arquivo do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário