Os moradores reclamam do cumprimento da promessa, e também que seja feito alguma ação de limpeza do referido canal e ao mesmo tempo que também seja realizado uma ação urgente para a retirada das carcaças de veículos que estão jogados e amontoados nos terrenos as margens do referido canal que fica localizado no perímetro urbano da rodovia PE 90. O local também tá tomado por matos e lixos domiciliares, os moradores também reclamam da falha na coleta de lixo, a limpeza as margens da via e das carcaças de veículos abandonadas na via e em terrenos baldios, aparentemente sem donos, que ficam na mesma rua, acumulando lixo e água - criadouros para o mosquito da dengue e febre chikungunya.
Os moradores informaram que a falta de atenção por parte da prefeitura acabou de certa forma incentivando os vizinhos ou seja parte da população que reside nas proximidades a colocar o lixo domiciliar as margens da rodovia e isso teria contribuído para o surgimento de uma lixeira viciada ao lado da ponte e quando o carro demora a passar os próprios moradores para se livrarem do lixo, ateam fogo pra desfazer do lixo. Sendo esta a única solução a princípio encontrada para por fim ao lixo quando não coletado.
O que se percebe é que mesmo com essa idéia ainda há pessoas que se livram do lixo jogando o mesmo no meio do canal. Como já citado no começo da matéria a coleta não tem atendido a demanda do serviço a ser prestado. Quando chove o local fica um caos porque o lixo se espalha por todo o lado.
O excesso de carcaças dos veículos abandonados na via contribuem para o aparecimento de animais peçonhentos, ratos, baratas, moscas, mosquitos e formação de focos do mosquito da dengue, além de colaborar negativamente com a sujeira do local. A nossa equipe diversos moradores afirmaram ter sido acometidos de diversas doenças como: febres, dores pelo corpo, principalmente dengue, sem falar na fedentina.
Moradores disseram que até tentaram limpar o local algumas vezes, mas com essas carcaças de carros velhos parados é sem futuro, pois os mesmos atraem todos os tipos de sujeiras, males e até insegurança. Falaram que chegaram a conversar com os prováveis donos dos veículos (que seria de um ferro velho), para tirá-los daquele local, mas que não obtiveram êxito, também foram até a prefeitura em gestões anteriores e que foi prometido uma ação, mas nada fizeram.
O atual prefeito, quando candidato foi ao local e também prometeu dar uma solução para o problema, não só dos veículos velhos, mas na limpeza e cobertura do canal entre outras promessas, mas até agora nada. Foi até pavimentada uma das vias que fica próximo ao local, mas no tocante ao canal e as carcaças, ainda nada. E assim quem paga é a população que tem que conviver com essa triste situação. Cidadãos adoecendo e, ainda, ter que conviver com essa sujeira toda. Espera-se que a prefeitura dê em breve a resposta que o povo daquela localidade merece.
Por Wendell Galdino
Nenhum comentário:
Postar um comentário