quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Buracos e metralhas, o grande desafio do governo municipal nesse início de ano

Uma cidade literalmente esburacada, essa é a nossa.


Em um giro que demos hoje pela cidade de Toritama, foi possível ver o quanto as nossas ruas, avenidas e demais vias estão castigadas com o excesso de buracos.
Pra se ter uma ideia, até obras recém entregues a população já são vítimas dessa situação. Não quero aqui dizer que foram mal feitas, pode em alguns casos até ser, mas a maioria sofre com o excesso de veículos de grande porte, na sua maioria caminhões, sejam carregados de tecidos e outros itens referentes a confecções, sejam eles carregado de água, os chamados 'Caminhões Pipas', já que esta tem sido uma realidade dos últimos anos da nossa Toritama.
Esses excessos tem causado transtornos e prejuízos a nossa cidade de um modo geral. Caindo assim todas as cobranças no poder público municipal.

TORITAMA – Boa parte das ruas da cidade estão lotadas de buracos e em alguns casos verdadeiras ‘crateras’, conforme definição de alguns moradores, que podem causar desde danos aos veículos até mesmo um acidente mais grave. Com o período de chuvas a situação se agrava, pois os buracos vão aumentando e fica difícil fazer a obra de reparação.

Enquanto isso, a população reclama dessa situação, os motoristas ficam cada vez mais chateados, pois quando desviam de buracos acabam caindo em outro. Por outro lado, os pedestres ficam temerosos, já que os veículos fazem de tudo para desviar e as vezes algumas manobras podem até causar algum atropelamento. “Quando chove, essas ‘crateras’ se enchem de água. No período de chuva, o transtorno é bem maior.

A população tem reclamado com frequência dos buracos em toda a cidade. Os buracos têm causado transtorno há muito tempo. Em muitas ruas as calçadas ou são irregulares ou quase não existe. Em várias ruas e até mesmo na principal avenida, os carros precisam desviar, os remendos foram mal feitos. Quando chove fica pior, nem todas as pessoas têm a delicadeza de desviar, os carros passam e jogam lama nas pessoas, precisamos que olhem com um pouco de carinho por esses trechos.

Ruas que estão esburacadas que a situação já era ruim, agora depois das chuvas caídas na cidade, está terrível, principalmente porque existe um fluxo intenso de veículos pesados na maioria das vias. E olhem que não são chuvas constantes.

Em conversa com moradores as palavras até se repetem: “Esperamos o prefeito faça algo por nós!". Os carros pesados estragam as vias, motoristas ficam nervosos, isso é perigoso, o veículo vai desviar do buraco pode acabar pegando um pedestre”. São trechos de relatos de alguns cidadãos que conversaram conosco durante a nossa visita aos trechos citados.
Além dos buracos nas ruas, outros problemas são o excesso de esgotos estourados ou entupidos, dando retorno nas casas dos cidadãos. 

Não fomos informados oficialmente pela  Prefeitura de Toritama, sobre uma ação quanto a essa situação, mas extra-oficialmente fomos informados que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, está aguardando a finalização dos trâmites legais para dar início a operação “Tapa-Buracos” em todas as ruas da cidade. A pessoa que nos passou a informação ainda informou que devido ao período de chuvas, todo e qualquer trabalho de pavimentação pode ser perdido. Como também reconhece que houve uma certa demora para realizar tal ação e que a secretaria priorizou as grandes obras, que fez com que os buracos só aumentassem, mas pediu que nós fizéssemos um pedido a população que tenham um pouco mais de paciência que tudo será resolvido em breve.

Quanto as metralhas, o mesmo disse que realmente há um grande número de construções na cidade, o que acabou sobrecarregando o setor de obras, mas que também já foi dado início a uma operação que irá além do horário comum de trabalho, afim de limpar a cidade. Sobre a questão dos galhos e folhas oriundos das postagens, o mesmo informante (que pediu para não ser identificado, pois não está autorizado a falar, segundo ele) disse que também será realizado uma espécie de operação-padrão para coletar todos o mais rápido possível, pois as previsões é de mais chuvas pra cidade nos próximos dias. E que boa parte dessas podagens são particulares e não são informados a prefeitura, daí o caos, mas que já foi dado início a coleta.












Por Wendell Galdino.

Imagens de moradores através do WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário