sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Após dois anos de lutas da Associação do Lojistas do Parque das Feiras, Expresso da Moda é inaugurado

Reuniões, encontros e seminários, marcaram os dois anos de lutas pela redução do ICMS e implantação do Expresso da Moda.

Há exato um ano da sansão da Lei de redução do ICMS para o Polo das Confecções do Agreste, Toritama inaugura posto do Expresso da Moda. O aparelho é uma das implantações prometidas pelo governo do Estado dentro das conversações sobre a redução do imposto sobre mercadorias e serviços.

Até a população ter os serviços do Expresso da Moda inaugurado, foram vários encontros e reuniões sobre o assunto, isso porque a grande intenção das entidades comerciais era chegar a um ponto de entendimento com o governo, especificamente a SEFAZ, para garantir que a região se torna-se livre do abuso dos altos impostos e tivesse uma segurança fiscal para trabalhar mais tranquila. Em contra partida o Estado teria uma região quase total legalizada pagando aquilo que se pode pagar por sua produção.

Para tudo isso acontecer e o Polo receber os investimentos do governo, foi preciso uma comissão formada por entidades comerciais de Santa Cruz do Capibaribe, Moda Center e de Toritama com a Associação dos Lojistas do Parque das Feiras, encabeçada por Prudêncio Gomes. E por meses a comissão se reuniu com representantes da SEFAZ para discutir sobre o assunto, até que, por determinação do governo estadual, foi aceito a redução do ICMS, e como seria necessário o apoio da própria Secretaria da Fazenda na retirada de notas e abertura de novas inscrições, foi criado o projeto do Expresso da Moda, aparelho inaugurado na manhã desta sexta-feira (29), com a presença de Deputados e o governador Paulo Câmara. Outras duas unidades serão inauguradas em Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, cidades que compõem o Polo das Confecções.
Outro ponto que também vem fazendo papel idêntico ao do Expresso, é o da Sala do Lojista dentro do próprio Parque das Feiras, criada pela administração do Centro Comercial para garantir suporte aos comerciantes.
Sobre a inauguração e o funcionamento do equipamento estadual, o Presidente da Associação dos Lojistas do Parque das Feiras Prudêncio Gomes, principal nome de Toritama na luta junto à Fazenda para essas conquistas, falou o quanto será importante o funcionamento do Expresso;

''A inauguração deste importante equipamento do nosso comercio, acrescentará crescimento à nossa região, que poderá trabalhar mais tranquila em relação à outras épocas em que o comerciante não podia trabalhar. E podemos garantir não apenas a redução fiscal, mas aumentamos o diálogo com o governador para garantir investimentos à nossa região, pois nos tornando num setor organizado fiscalmente mais do que já somos, poderemos ter voz ativa na hora de cobrar nossos benefícios. Isso tudo me faz lembrar a luta incansável que nós aqui no Parque, defendendo Toritama, junto com Alan no Moda Center, Bruno na CDL Santa Cruz e tantos outros que se reuniram em defesa deste Polo tivemos. Conseguimos mostrar que é possível quando corremos atrás, com reuniões na capital, e onde fosse preciso para garantirmos que esse povo tivesse uma tranquilidade na hora de comercializar. Me sinto muito feliz com essa parceria entre Toritama e Santa Cruz, e a intermediação do Deputado Diogo Moraes. Mas o mais importante está no progresso desta terra e deste povo batalhador. Me sinto realizado com a implantação de uma das coisas que conquistamos, e espero ainda muito mais.'' - Prudêncio Gomes.

Confira o passo a passo das conquistas;


25 de Novembro de 2016 


Após meses de lutas, Polo das Confecções consegue vitória na simplificação do ICMS.



Após vários meses de lutas, reuniões e pedidos, além de todo sofrimento com a fiscalização da SEFAZ, enfim a vitória dos representantes de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, principalmente das duas últimas saiu, as quais tiveram seus representantes engajados na busca por melhores condições da Secretaria da Fazenda, para com os micro e pequenos empresários que ainda não se legalizaram junto ao Estado.
O fato é que, com a sanção do Projeto de Lei nº 1.071/2016, que visa simplificar a arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), das empresas do setor têxtil em Pernambuco, as empresas poderão trabalhar sem o medo de serem interceptadas, além de que, passarão a ter um apoio maior na hora de se formalizarem.
As alterações pretendem regularizar a operação de fabricantes e atacadistas e deve também facilitar na emissão de notas ficais. Com a criação do Expresso da moda, que servirá como ponto de apoio para a emissão de notas e a segurança dos empresários e clientes que viajam para outros estados. Este modelo que está sendo implantado, tira das rodovias as famosas blitz da Fazenda, e faz agora um elo entre estado e o contribuinte comercial.


18 de Dezembro de 2016 



Governo de PE simplifica cobrança do ICMS do Polo de Confecções do Agreste


O polo de confecção de Pernambuco ganhou um importante incentivo para formalização das empresas que compõem o espaço, que congrega as cidades de Toritama, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado. Foi sancionado nesta sexta-feira (16), pelo governador Paulo Câmara, o Projeto de Lei que simplifica a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a empresas do setor têxtil em Pernambuco.
De acordo com o texto, o recolhimento do tributo deixará de ser realizado na venda dos produtos e passará a acontecer no momento da compra de insumos para confecções e de itens para o comércio de fios, tecidos e artigos de armarinho.



 04 de Fevereiro de 2017

Reuniões retomadas para a implantação do expresso cidadão da moda.


Na manhã desta sexta-feira (03), estiveram reunidos na SEFAZ Caruaru, vários representantes do Pólo das Confecções, junto com o Diretor geral da Receita, Benedito Severiano que representa a Secretaria na região e o Coordenador de Administração Tributária da SEFAZ, Bernardo D'Almeida,  além das demais cidades, de Toritama estiveram o Prefeito Edilson Tavares e Prudêncio Gomes Presidente da ALPF. Além de Toritama estiveram autoridades de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru.
Os assuntos tratados na reunião foram sobre a retomada da implantação do Expresso Cidadão da Moda, que é um projeto vigente na Lei Nº 1.071/2016, sancionada em 16 de Dezembro do ano passado, e que visa a simplificação da cobrança do imposto que deverá ser cobrado desde a matéria prima, assim quando o comerciante compra seu tecido e acessórios já está automaticamente pagando seu imposto.
Será implantado o Expresso em cada uma das três cidades que formam o Pólo das Confecções, nos setores específicos dos centros de compras, a ideia facilitará para os clientes que precisam viajar para outros estados com mercadorias e naturalmente precisam das notas, as quais serão retiradas nos postos de atendimento denominados Expresso Cidadão da Moda, desta forma o cliente viajará sem o problema de ter suas mercadorias retidas pela SEFAZ no caminho.



10 de Março de 2017

SEFAZ ministra seminário sobre Lei de simplificação do ICMS.


Na tarde desta quinta-feira (09), a Secretaria da Fazenda de Pernambuco esteve representada na cidade de Toritama, na Câmara de Vereadores da cidade, para apresentar seminário sobre a nova sistemática da Lei de simplificação do ICMS, sobre tecidos, artigos de armarinho e confecções. A Lei que foi sancionada no final do ano passado pelo Governador Paulo Câmara, prevê a cobrança do imposto na compra da matéria prima, dessa forma não mais sendo cobrado como nos últimos anos, e facilitando a saída do produto. Além da redução da cobrança de impostos, a Secretaria da Fazenda implantará nos próximos meses o Expresso Cidadão da Moda, o qual se trata de um ambiente físico e funcionará como base para retirada de notas e prestação de vários outros serviços de outras Secretarias do Estado relacionadas a dar apoio ao setor de confecções e moda. O ponto de apoio terá três unidades físicas no Pólo das Confecções, sendo uma em Caruaru, a segunda em Toritama, no Parque das Feiras e uma terceira no Moda Center Santa Cruz.



29 de Junho de 2017

Prometido desde a sanção da Lei de redução do ICMS para o Pólo das Confecções no final do ano passado, o Expresso Cidadão da Moda está cada vez mais perto de se tornar realidade. Uma equipe responsável pela implantação do projeto nas cidades do pólo, fizeram uma visita aos locais onde serão implantadas as bases de prestação de serviços, já visando o melhor local e o andamento dos trabalhos de colocação do aparelho.
Durante a visita, o local estudado foi o Parque das Feiras, que já havia sido anunciado como ponto de referência anteriormente, assim como no Polo Comercial em Caruaru e no Moda Center Santa Cruz em Santa Cruz do Capibaribe. E a equipe que esteve visitando o Parque contou com o Coordenador de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, o Bernardo D'Almeida, o Diretor Geral da Receita - II Região Fiscal Benedito Severiano e Sônia Costa, Gerente geral de programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, além da presença do Secretario de Desenvolvimento Econômico do município Edson Tavares. A equipe foi recepcionada pelo Presidente da ALPF Prudêncio Gomes, que é um dos responsáveis na luta pela melhoria das condições de trabalho dos comerciantes do município, além da melhoria dos serviços prestados aos clientes.
A grande expectativa de implantação do Expresso Cidadão da Moda, é de que seja inaugurado durante o segundo semestre desse ano, ou seja, já nos próximos meses, e deverá beneficiar os comerciantes e clientes de um modo geral.



04 de Agosto de 2017

Representantes do Polo de Confecções conseguem evitar aumento de impostos para o setor.



Em reunião realizada na última quinta-feira (3), representantes de órgãos e entidades do Polo de Confecções de Pernambuco conseguiram derrubar o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas integrantes do Simples Nacional que possuem fornecedores de outros estados junto à Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE). A mudança na cobrança do imposto de fronteira (compras fora do Estado de Pernambuco) feita pelo Governo de Pernambuco estava em vigor desde o dia 1º de julho, alterando a alíquota, que era de 4% para empresas do Simples Nacional localizadas na mesorregião do Agreste, passando a ter outra metodologia de cálculo que deixava a tributação efetiva na fronteira em percentuais que variavam de 6,44% até 21,95%, dependendo da origem da mercadoria. Agora, essa metodologia deixa de valer, voltando à anterior. "A maioria dos insumos utilizados pelos fabricantes do Polo vem de fábricas do Sul e do Sudeste, logo essa nova tarifa seria prejudicial para nós", explica o contabilista Luciano Bezerra.



Da Assessoria da ALPF



Nenhum comentário:

Postar um comentário