terça-feira, 15 de novembro de 2016

O velho, a espada e a República.

Retrato do Marechal Deodoro da Fonseca, quadro de Henrique Bernadelli.
Acervo Academia das Agulhas Negras.

O Brasil chega aos seus 127 anos de República proclamada, mais nem depois de mais de um século passado, os acontecimentos daquele 15 de Novembro de 1889 é lembrado com tanto ênfase. Á parte o feriado instituído, nada mais se comemora nesta data tão importante, talvez pelo fato de ter sido um golpe de estado através de militares e civis, influenciados pelos distratos do governo com a classe, ou por não acharem que era a maneira mais correta de se destituir um monarca que amava o Brasil.
De fato o Brasil virou república, proclamada por um Marechal que se encontrava enfermo, mais que nem no mais alto grau de debilitação o soldado deve fugir da luta. Destituiu o Ministério de Ouro Preto, e ainda em dúvidas pensara em nomear um Ministério formado por Militares e entregar ao Imperador Pedro II, mas as influências não deixaram, e colocaram no seu ego que era a vez de exilar o Imperador e fazer do Brasil República. Durante todo o dia e noite daqueles dias, sexta e sábado respectivamente, o Brasil viveu momentos de tensão, com um Imperador destituído, enviado ao exílio e um Marechal confuso, indeciso e chefe de um governo provisório. Pela madrugada a Família Real partiu como num instante de um raio, fora embora 49 anos da era Pedro II.
Com os entendimentos o povo, e a República proclamada, que de fato seja e que as razões pela qual sejam postas em prática. - Ordem e Progresso! meu Brasil.

15 de Novembro de 1889.

Nenhum comentário:

Postar um comentário