sexta-feira, 25 de novembro de 2016

BR104: Com retomada das obras, projeto da ALPF ganha força.

A retomada das obras está próximo de acontecer, e os projetos envolvendo o perímetro urbano da Capital do Jeans deve enfim sair do papel.

Enfim o governo retomará as obras da BR 104, que tem o trecho entre Toritama e Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte para ser duplicado, o qual gerou muitos questionamentos nos últimos anos, sobre o fato da demora em sua conclusão, e a grande interrogação sobre sua passagem total no trajeto que corta a cidade de Toritama.
Após varias reuniões e discussões sobre o tema, as autoridades responsáveis pela realização da obra chegaram a um denominador comum, a passagem será por fora da cidade, passando a ser construída as vias em meio a zona rural do município que receberá o desenvolvimento com o maior volume de trafego. (como exemplo próximo, o que aconteceu com a duplicação da BR 101 na cidade de Ribeirão na mata sul do estado.). A decisão tem como um dos principais motivos, a diminuição de gastos que seriam realizados no pagamento de indenizações, e o desconforto de ter que deslocar várias famílias e principalmente pontos comerciais, além de não existir espaço suficiente para construção das vias de acesso laterais como hoje existe na própria BR no perímetro urbano de Caruaru.

A decisão a principio gera dúvidas, pelo fato da população acreditar no desfavorecimento da cidade com a não passagem das duas vias por dentro, mais em contrapartida e já visando a tal decisão, foi que no final de 2015, mais precisamente no dia 29 de Dezembro, aniversário da cidade e naquela ocasião inauguração do Batalhão do BEPI, com a presença do Governador Paulo Câmara, que o Presidente da ALPF, Prudêncio Gomes, entregou em mãos ao próprio Paulo, um projeto de revitalização do perímetro urbano, que visa a requalificação da via, e toda a área lateral, que tem inicio desde o começo da Vila Canaã até o encontro da via com a duplicação em si. O documento e suas respectivas propostas, a época teve também apoio do poder executivo municípal, do vereador Mava e do Sec. de Indústria e Comércio Marcelo.
O projeto conta ainda com o melhoramento dos acessos urbanos, a qualificação dos acessos tanto da Canaã quanto da cidade, e vários investimentos na área natural, de arborização e incrementos que venham dar um toque de beleza e organização nas margens da estrada, sem falar no pedido que inclui a revitalização da ponte sobre o Rio Capibaribe que divide as cidades, Toritama e Caruaru, a qual se encontra em estado de desgaste avançado.
A elaboração do projeto, partiu da Direção da Associação do Lojistas do Parque das Feiras, após ouvir as pessoas que seriam diretamente afetadas com obra. E ainda falando sobre os desconfortos, a passagem por dentro, faria com que o estacionamento do Parque das Feiras e da Feira Livre fossem recuados a ponto de diminuir o curto espaço que se tem as margens da BR. Ainda no projeto, consta a manutenção do estacionamento dos ônibus, que deve se fixar de vez no local, o qual hoje é sem dúvidas o mais adequado.
O projeto completo se encontra em mãos do estado, e agora será cobrado pela Associação para que seja posto em prática, e manterá contato direto com os Deputados da região e autoridades ligadas a obra na tentativa de realização o quanto antes.

Por Jessé Aciole

Nenhum comentário:

Postar um comentário