segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Com 53% Raquel Lyra se torna primeira mulher prefeita de Caruaru.

A Princesa do Agreste não terá só o feminino na denominação, mais terá também o seu comando. Raquel superou o PMDbista Tony Gel, com total de 53% a 47%, e se tornou a primeira mulher eleita prefeita de Caruaru.

A disputa de segundo turno em Caruaru foi marcada com o acirramento de dois fortes candidatos, com o embate de dois parlamentares estaduais, de um lado Tony Gel com a experiência de quem já geriu o município por duas vezes, do outro a jovem Raquel Lyra, prestes a completar seu segundo mandato como Deputada estadual e debutando na disputa pela majoritária de Caruaru.
A tensão e os nervos ansiosos por saber o resultado, perduraram durante todo o dia, e na abertura das urnas não foi diferente, a cada secção aberta a vantagem da tucana logo era vista em praticamente todas na zona urbana, já na zona rural, o PMDbista venceu quase todas. E com o anúncio de cada parcial, a vantagem da Dep. Raquel aumentava mesmo que ainda pouca, dentro de uma margem que daria pra reverter, mais gradativamente com o encerramento da zona rural, e a estagnação do adversário, as últimas fizeram ela aumentar a vantagem já construída no começo, e antes mesmo do encerramento da apuração Raquel já era considerada eleita prefeita da Capital do Forró.
O resultado final desapontou a maioria das pesquisas e apontou um quadro de 53,15% de Raquel Lyra, contra 46,85% de Tony Gel, tendo uma diferença de 6,3% entre eles. Confira abaixo os dados detalhadamente.

Eleições para Prefeito de Caruaru - 2º Turno - Números

Total de eleitores aptos a votar: 209.897

Votos válidos: 176.482 (94,46%)

Comparecimento: 89,01%

Ausências: 10,99%

Brancos:2.891 (1,55%)

Nulos: 7.451 (3,99%)

Raquel Lyra - PSDB - 93.803 (53,15%)

Tony Gel - PMDB - 82.679 (46,85%)

Diferença entre candidatos - 11.124 (6,3%).



Com o resultado Raquel faz história , derrubando o mais forte candidato da disputa e se tornando primeira mulher prefeita de Caruaru. Tony Gel que havia vencido Raquel no primeiro turno, viu as vantagens sobre ela desaparecerem, ainda no começo da campanha de segundo turno, quando o atual prefeito José Queiroz declarou apoio a candidatura da tucana. Com vitória incontestável no setor urbano, Raquel não conseguiu também vencer na zona rural, mais mesmo assim teve uma expressa votação, fazendo com que a vantagem conquistada no setor urbano não fosse alcançada por Tony.
No embate dos Deputados melhor para Raquel Lyra que a partir de janeiro de 2017 terá a Capital do Forró para administrar. Raquel já acumula duas passagens pela Casa Joaquim Nabuco, e é filha de João Lyra Neto, que outrora também já governou o município.

Por Jessé Aciole.









Nenhum comentário:

Postar um comentário