''É um impossível físico e moral Portugal governar o Brasil, ou o Brasil ser governado por Portugal.
Não sou rebelde (...) são as circunstancias.''
Dom Pedro, Príncipe regente do Brasil, em carta ao pai, Dom João VI, Rei de Portugal, em 26 de Julho de 1822. Seis semanas antes do Grito do Ipiranga.
(Pitura de Pedro Américo - 1888) |
O relato em carta de seis semanas antes do 7 de Setembro, mostra o quão grandiosamente se tornaria nossa nação, íntegra e absoluta no seu território.
O Brasil de beleza esplêndida, cantada nos versos de seus hinos, é sem dúvidas uma nação maravilhosa, a qual seus filhos não fogem da luta, nem temem aos que à adoram a própria morte.
Pátria amada e idolatrada, que ainda côrte de um país cujo território corresponde a um de seus estados, não poderia de forma alguma continuar dependentes do irmãos lusos. Os quais aprendemos a amar e respeitar, por isto nos tornamos tão grandes e livres.
Nem de longe a cena retratada pelo pintor, corresponde ao que realmente se passou no final daquela tarde. Um Pedro sem coroa, meio adoentado, sem título de nobreza naquela hora, sobre uma montaria meia boca, reflete talvez a simplicidade do nosso povo, e os problemas que hoje enfrentamos na nossa política.
Mais de certo como o menino Pedro, não desanimemos, desembaie-mos nossas espadas e vamos à luta, pois a Pátria é nossa, Independente e não Morta.
7 de Setembro de 1822, dia em que o sol nasceu em uma colonia portuguesa e se pôs em um país livre.
Homenagem do Blog à todos os Brasileiros e a memória de Pedro de Alcântara - Pedro I do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário