quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Toritama recebe Audiência Pública sobre a segurança do agreste.

    Na noite desta terça-feira 18, Toritama recebeu uma Audiência Pública sobre a segurança do Agreste, na Câmara de Vereadores, com a presença de representantes do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco o SINPOL, e de algumas autoridades do município. O assunto foi todo relacionado ao caos que vive a segurança da região.

    A audiência contou com a presença de autoridades tais como: o Pres. do SINPOL, Áureo Cisneiros, e demais membros do sindicato, os legisladores, o Pres. da Câmara de Vereadores, o senhor Nilton de Enoque, Ver. Zé Boim e Fábio Araújo, o Pres. do Parque das Feiras, Prudenciano Gomes, o Sec. de Transito e Transporte do município Daniel Bezerra, também se fizeram presentes, a imprensa regional, e populares.
    Facultou da palavra o Pres. do SINPOL Áureo Cisneiros, que falou da importância econômica de Toritama para o estado, e do esquecimento do governador para com a segurança do município, lembrou as promessas que Paulo Câmara fez e não vem cumprindo com o Polo de Confecções, explicou que do que foi assinado pelo ex Gov. Eduardo Campos, para 2015, o quadro de policiais civis em todo estado seria de 12 mil homens, hoje a realidade é que apenas 40% desse total está trabalhando, ou seja 4.800, o geral de todas as áreas. Falou da preocupação com os movimentos de assaltos e arrastões das últimas horas, que se torna quase impossíveis de serem controlados com a falta de homens e de suporte do estado. Lembrou que não se encontram de greve, mais se manisfestam para melhorias no setor, e que o governo está ameaçando de demissões aqueles que aderirem a causa. Em relação as mortes foi enfático em dizer que ''são números de guerra''. Por fim encerrou seu discurso dizendo que, ''as cobranças não são um problema dos policiais civis, mais sim da polícia civil que se encontra sucateada''.
    Em seguida falou o Pres. do Parque das Feiras, Prudenciano Gomes, que frisou a falta de interesse da população, que compareceu muito acanhadamente na audiência, que segundo ele carecia de uma manifestação popular maior para cobrar das autoridades responsáveis. Também falou que a onda de assaltos tanto no município como nas estradas tem assustado e afastado os clientes que visitam e compram na cidade. Parabenizou a polícia civil pelos trabalhos e movimentos de cobrança, como também culpou o estado que tanto prometeu e nada tem feito.
    Falou também o ex Pres. do Conselho de Segurança Pública da cidade, o senhor Claudio, que cobrou a presença do poder executivo, que não se fez presente de forma alguma, também parabenizou o efetivo, e se disse estar a disposição para ajudar como cidadão, mais deixou claro que não pela entidade que encabeçava, pois segundo o mesmo, deixou claro a falta de atenção da atual gestão para com o Conselho, e falou que por questões partidárias sofreu perseguições do poder público municipal.
    O vereador Zé Boim, falou que espera não ficar apenas no papel as reivindicações, que desta vez seja diferente, e que as cobranças sejam feitas com mais vontade por parte de todas as autoridades sem que se olhem lados partidários. Pediu explicações sobre o caso de vandalismo, na prefeitura e na câmara, e a que pé se encontram as investigações.
    O presidente da Câmara, o Ver. Nilton de Enoque, agradeceu pela presença dos representantes do SINPOL, e fez questão de que seja marcada outra audiência, com a presença de autoridades de todas as partes, para buscarem a segurança do município. Falou ainda ao Blog, da importância de debaterem em audiência os assuntos relacionados a insegurança que vive a população de toda região, se comprometeu em enviar um oficio para o Gov. Paulo Câmara, cobrando soluções para este agravante.
    A grande baixa, foi a não presença de representantes do poder executivo, que deixam claro o desinteresse para tentar resolver a situação, outro ponto negativo foi a falta de interesse da população, que compareceu em pequeno número. Esses foram pontos de discussão no final da audiência, que se fez muito importante na tentativa da busca de soluções para esta situação que se encontra a região.








Nenhum comentário:

Postar um comentário